quarta-feira, 27 de abril de 2011

Outras artes

Voltei! E já andei por aqui e ali visitando as amigas, ainda não consegui visitar toda a gente mas devagar chego lá. Já vi trabalhos lindos, sinal que estes dias foram bem aproveitados! Eu por mim, dediquei-me às artes.... culinárias. Este doce chama-se Tijelada e é um doce típico da Beira Baixa, que se faz durante as festas anuais. É tradicionalmente feito em tijelas de barro e em forno a lenha (estas foram em forno de lenha) mas também fica bom no forno convencional. Não se deixem enganar pela cor castanha de cima, está tostadinho como deve ser e estavam uma delícia.
Se quiserem experimentar, é muito simples (claro)! É só juntar 10 ovos com 400g de açucar (ou um pouco menos) bate-se bem. Junta-se uma casca de limão e uma colher (de sopa) de mel. Retira-se um pouco de leite frio de um litro e desfaz-se uma colher (sopa) de farinha e mistura-se com o preparado anterior. Por fim junta-se o restante leite. Põem-se as tijelas a aquecer no forno e quando estiverem quentes despeja-se lá dentro com uma concha o preparado. Deixa-se cozer bem até ficar tostadinho e o palito sair limpo.
E bom apetite!

11 comentários:

Álbum da Artesã disse...

Lá por sexta-feira posso levar pro a cozinha né?
Maria, perdoe-me por ainda não entender a perda que houve em tua família, mas, seja qual for, que Deus logo os conforte.
Bj♥

Mary C.M. disse...

Olá Maria..
olha olha..!!! e eu que pensei ao ver que era doce de chocolate....bom assim tostadinho deve de ser muito bom!!! e tigeladas que conheço só as de Abrantes..que diga se de passo também são gulosas!!!
Bjs

Fernanda Correia disse...

Olha, tu fazes e eu provo, que tal ????

Meus Netos...Minha Fortuna!!! disse...

Minha querida e boa amiga

Passei para te deixar um grande beijinho com muito carinho e amizade

Vóvó Cassilda

Filomena Silva disse...

Têm um aspecto delicioso, e eu que não sou nada gulosa já estou com água na boca!!!
Beijo

Sofia Sá disse...

Olá amiga
Então como está o pessoal todinho????

Pois é disseste e fizeste eu disse e fiz e comi rsrsrs imagina estou de dieta e estavam um espectáculo porque fiz duas sericaias e uma foi logo no dia que falámos e a outra lá chegou a domingo de Páscoa e estavam tão boas e aquelas ameixas de Elvas hummmm bolas desta vez a dieta está a custar à brava, fogo pá....

Então pelo que vejo o forno trabalhou mesmo e ficaram com optimo aspecto nas tijelas de barro e já foram todas néeeeeee.

Beijocas

Joana e Sofia

Sandra Varatôjo disse...

Ui! Tem um aspecto delicioso Bela! Acho que vou experimentar a fazer, ai as calorias..... Beijocas, Sandra Varatôjo

Lia disse...

Olá Maria.
eu jáprovei e adorei..Agora as suias estão com um aspecto delicioso e devem estar divinais. Como não tenho jeito nenhum para doces acredite que se estivesse ai perto ia logo bater á sua portapara comer um bocadinho dessa maravilha.Mas....assim contento-me só de ver.....
Bjs

Anónimo disse...

Hummm...anhaimm..anhaim....que delicia, eu querooooooo...Bjs

Marina R. disse...

Nham nham, eu A-DO-RO tijeladas. E estas estão tostadinhas... tal como eu gosto ;) Podes fazer uma para mim que estás aprovada :)))))
Beijinhos grandes
M

SEMPRE A APRENDER disse...

Olá Maria! u também gosto de tigeladas até porque sou beirã no entanto prefiro as de Elvas que não levam mel mas canela polvilhada. No entanto faz-se um sacrificiozito e sempre desaparecem...