segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Tarte de pêra escondida

Fui coagida a colocar hoje sem falta esta foto. Foi a minha filha que fez este doce, ficou óptimo mas já me fartei de ouvir porque nunca mais o colocava aqui.
É como que um "mil folhas" de pêra. É feito com 6 pêras cortadas muito fininhas, 100ml de leite, 2 ovos, 70g de farinha, 50g de açucar, 1 colher (sopa) de manteiga derretida e outra de fermento, 1 colher (café) de extracto de baunilha e uma pitada de sal. Batem-se os ovos com o açucar até espumar, junta-se a manteiga derretida, o leite e a baunilha e no fim a farinha com o fermento e o sal mexendo delicadamente. Cortam-se as pêras em fatias finas junta-se o creme e colocam-se num pirex untado e enfarinhado, alisando para distribuir as pêras uniformemente. Coze a 190º durante mais ou menos 35/40 minutos. Deixa-se esfriar e come-se com muito prazer.
A receita original era com maçãs mas como costumo ter pêras de sobra arrisquei e ficou muito bom. Sejam pêras ou maçãs convém que sejam rijas. Espero que gostem

10 comentários:

Anónimo disse...

Olá comadre!!!! Hum ...e que coisas gostosas que por aqui andam...para quem é guloso e não só!! Então vamos marcar encontro por aqui....Obrigado pela visita!!!´
Beijoca

ArteMarecos disse...

NHAMMMMMMMMM... isto é caso para dizer "nham nham" mais de mil vezes!! Que aspecto delicioso!! E, ainda por cima sei muito bem que as pêras são deliciosas! Parabéns à filhota que, afinal, é tão prendada como a mãe!!
bjks às duas, Teresa :-)

Sofia Sá disse...

Este recado é para a minha sobrinha Renata.
A tia Sofia, tio Paulo, prima Joana e primo Pedro também gostam,
tens que fazer este doce porque eu preciso de açúcar hihiih.
Tem optimo aspecto.
Agora para a mãe da Renata, amiga vou começar a trabalhar hoje ao fim de um mês de recuperação já chega de estar sem fazer nada.
A vida é feita de trabalho ihihi.
Beijos falamos logo á noite.
Sofia

Ana Rita Teixeira disse...

Depois de uns diazinhos a "passar fome", agora já ia... Devia estar deliciosa!!! Beijinhos da afilhada!

Ana Rodrigues disse...

Olá!
Deve ser uma maravilha!
E muito saudável!
Tem frutinha...
Obrigado pela receita!
Bjs

Susana Almeida disse...

Meu deussss!!! Isso tem optimo aspecto! Vou experimentar de certeza!!
Parabens às duas! ;)
bjs

Ana Zuzarte disse...

Olá Maria
Vim agrdecer o teu carinho e preocupação para comigo, sabe tão bem receber miminhos assim, muito obrigado.
E quanta coisa linda e deliciosas que andei a perder, adorei tudo o que tem galinhas, e este doceinho deve de ser muito bom.
Bjs enormes
Ana

Xana disse...

Olá Maria,

Essa eu vou ter de experimentar! Deve ficar excelente! Já estou com água na boca :)

Beijinhos

Adelaide Mesquita disse...

Olá Maria, a filha tinha razão tinha mesmo é que publicar assim todas podemos experimentar o que parece ser uma verdadeira delícia.
Beijinhos

SEMPRE A APRENDER disse...

Olá Maria!
Tenho passado mas sem comentar.Hoje não resisti.Dou os parabéns à cozinheira pois eu conheço esse doce e costumo fazer com maçã,com pera deve ser uma delícia.
Depois acompanhado por um vinho doce com a garrafa adornada ainda sabe melhor.